terça-feira, 29 de junho de 2010

Atenção Liga das Super Mães Blogueiras

Estou com problemas.
Com a chupeta.
Desde o dia que vi Nina, recém nascida, ainda no hospital, com ela na boca e curtindo muito aquele suga suga todo, pensei: ...vai ser difícil tirar isso dela.
A menina AMA a tal da "pepê" como ela diz.
Hoje em dia, aliás, é "pepezinha" prá lá e prá cá.
Durante o dia, até que ela passa bem sem a tampa de borracha, como diria Arnaldo Antunes.
Só pede na hora da soneca da tarde.
Mas, à noite só dorme com a chupeta e, é, justamente aí que mora o problema.
Se ela acorda sem a "pepê", fica lá chorando na cama dela e me chamando. E isso acontece sempre, 3 ou 4 vezes durante a madrugada.
Daí lá vou eu achar a dita cuja no escuro e botar na boca da criança, que, imediatamente, volta a dormir.
Mas, quase dois anos depois dessa rotina, eu juro que tô meio cansada deste sono picado. Ainda mais agora que, além das 3 vezes que acordo para achar a chupeta, levanto outras 4 para fazer xixi.
Assim, decidi que é hora de parar com o "pepê".
Por isso, convoco vocês, mães blogueiras queridas, companheiras da Liga das Super Mães, para me ajudarem!
Como é que eu faço isso? Alguém já fez e pode me dar a receita?
Help me!

16 comentários:

Paloma Varón disse...

Meu problema é o dedo, então eu REZO para que Clarice pegue a chupeta, pois a Ciça nunca quis. E, depois da minha gravidez, se agarrou ao vício do dedo com mais força ainda!
Mas isso de acordar para colocar a chupeta na boca é casca, hein? Eu acho que talvez a solução (parcial) seja dizer, de longe, que vc está lá, mas que ela pode pegar a chupeta sozinha. Eu não levanto toda vez que a ciça chora e na maioria das vezes ela nem acorda, é só um susto, um pesadelo. Ela ouve minha voz e volta a dormir sozinha.
Sobre tirar a chupeta, veja com seu marido e o pediatra se é a melhor hora (eu acho ela pequena, nem fez 2 anos, né? Ainda tá na fase oral). Ou tira agora ou só depois que o bebê nascer. Porque aí é muita mudança na vidinha dela!
Beijos

Poesia do Bem disse...

Tambpem apssei por isso mas venci, hoje Alice não chupa mais, confira no meu blog um posto A Pepeta Vermelha, e tbm já leu: Minha chupeta virou estrela? muito lindo confere no Poesia do Bem e vá com fé memso de coração partido a gente consegue. bjs

Sabrina, mãe de Lina disse...

Oi, Dani
eu tenho o mesmo problema da Paloma: o dedo da Lina! Ela chupa sempre que está com sono. E eu não tenho a menor idéia de como vou tirar esse vício no próximo ano.
Aguardo notícias das outras blogueiras. bj

Nutrição & Cia disse...

Oi Dani nao sei se já ´passei por aqui mas já estou te seguindo. Eu também tenho uma linda que chupa peta de noite e quando leva bronca .E que a dela são duas uma na boca e uma na mão. Bom não sei se é dica mas aqui em casa tem dado certo troco as chupetas com muita resistencia a pessoa é cheia de personalidade claro, e tem funcionado se não tem uma pega outra. Faz ela a noite procurar sozinha alguma chupeta no berço, por uma semana, depois segue o que a Paloma disse: fale de longe pra ela procurar a peta e deixe algumas por lá. Ela irá ou pegar qualquer uma ou se irritar com todas e largar de vez a peta. Me conta se deu certo. Deixe no máximo tres chupetas, abra todas na frente dela para ter certeza que são novas e são pra elas todas. Vá trocando as petas e falando que perdeu, que são pequenas e perde facilmente. Pode ter chororo, mas funciona e ela terá que escolher ou pegar a primeira que estiver na frente ali no berço na hora do sono ou desistirá de vez....Boa Sorte

Roberta Lippi disse...

Dani, aqui vai a palpiteira. Eu acho que essa reação de te chamar várias vezes de madrugada tem menos a ver com a chupeta do que qualquer outra coisa. Ela quer é arrumar uma desculpa pra ter você lá perto. Prepare-se que esse tipo de reação tende a acontecer agora que você está grávida. Luísa tem fases assim e depois melhora. A chupeta é só uma desculpa, porque às vezes está ao lado dela. Quando a coisa ficou insuportável aqui em casa, tivemos que adotar uma postura mais radical, que contei aqui nesse post - http://meuprojetinhodevida.blogspot.com/2010/02/entre-o-sofrimento-e-sem-vergonhice.html
A coisa funcionou maravilhosamente bem. Quando ela começa com essas coisas de acordar mil vezes de madrugada, conversamos com ela de forma mais dura e no dia seguinte ela dorme a noite toda.
Não sei a Nina tem o mesmo nível de compreensão que a Luísa, porque ela é bem mais nova, mas fica de olho se não é manha.
Beijos e boa sorte. Tb vou ficar de olho nas dicas porque ainda não consegui tirar a chupeta dela, não.

Nine disse...

Dani, desejo boa sorte para vc nessa empreitada! A minha tb chupa chupeta, mas já jurei de pé junto que não a obrigo a largar não...vamos ver se mudo de idéia daqui algum tempo. Eu tb levanto 2 a 3 vezes por note para achar a chupeta da Ísis, ô rotina cruel, né?

Minha irmã tirou a chupeta do meu sobrinho quando ele estava com quase 4 anos...ele perdeu e ela não comprou mais...ele chorou um pouquinho, mas como já era maiorizinho, não teve grandes problemas não...era mais fácil de conversar e distrair. Acho que é mais fácil de tirar a chupeta quando a criança sai da fase oral, pois tem menos necessidade de sugar.

Agora mais um palpite pessoal: repense a tirada da chupeta, porque os mais velhos (irmãos) geralmente sofrem com a chegada do irmãzinho, pelo menos até entenderem a nova dinâmica e passarem a conviver com o irmão.

Boa sorte!
Nine

Amanda Lima disse...

Oi Dani, a gabi ainda chupa o 'bico', mas tenho a experiencia da minha irmã caçula. minha mãe, com uns 2 anos e meio começou a dizer que pra ela ganhar em presente bem legal tinha que entregar o bico, e pediu que ela escolhesse o que queria. Ela escolheu uma bicicleta e, quando minha mãe foi comprar fez a Duda levar todos os bicos junto e dar para a vendedora.
Ela chorou um pouco na primeira noite, mas colocamos a bicicleta do lado da cama e cada vez que ela resmungava nós dizíamos "podemos pegar o bico de volta, mas tem que devolver a bicicleta". Funcionou muito bem.
Espero ter ajudado
Beijos

Amanda
http://para-gabriela.blogspot.com.br

Mamma Mini disse...

Dani, super defícer...rs
aqui em casa o David também chupa a pepê dele... pretendo tirar no final do ano, que vai estar perto dos 3 anos, acho que mais perto dos 3 é mais fácil porque vc consegue negociar. Ele também só usa pra dormir mas não acorda a noite por causa dela, e não acorda a noite at all, também concordo com a Roberta de que o acordar a noite não tem a ver com a chupeta, várias amigas minhas deixam as chupetas no berço para os filhos pegarem quando acordam a noite e funciona... mas como ainda não passei por isso não tenho uma dica ou fórmula preciosa, fale comigo sobre desfralde hahahahah
a dentista dele tinha falado pra cortar as chupetas, cortar os panos, ir deixando menos confortável esse aconcheguinho deles, mas é fato, quando o baby nascer, se ele chupar chupeta ela vai querer também, dizem que eles retrocedem um tico e depois volta tudo ao normal...

Fá, Mãe da Ana Luiza e do Gustavo! disse...

Dani, aqui em casa é praticamente a mesma coisa. A gente pratica cama compartilhada e na madruga tenho algumas "pepês" reserva embaixo do meu travesseiro, daí eu dou meio "sonâmubula"... Mas tb preciso tirar a chupeta da Ana porque, devido ao frio e a salivação da chupeta, ela fica com alergias horriveis ao redor da boca.
A pediatra disse que posso tirar sem aviso prévio, mas acho muito sofrido. Então, vou levar a Ana visitar uma bebê de uma amiga nossa e "dar" as chupetas pra ela. Minha amiga usou a tática e deu certo. O filho pediu por alguns dias, mas depois esqueceu...
Espero ter ajudado de alguma maneira!
Beijos

Julia Dias disse...

Oi Dani, meu filho tem 1 ano e quatro meses e passei por isso quando ele tinha uns 10 meses. O que eu fiz foi, durante o dia, ensiná-lo a colocar a chupeta na boca sozinho (ele ainda não fazia isso) e à noite eu espalhava umas 15 chupetas pelo berço e deixava uma luz fraquinha ligada (ele sempre acordava todo marcado de bico rsrsrs) Outra coisa que eu fiz (mas sem que é meio polêmico)foi deixar ele chorar um pouquinho. No primeiro dia durou uns 5 minutos (que me pareceram 40!) e depois de 3 dias ele já pegava o bico sozinho sem reclamar.
Bom, fica a sugestão.. quis participar porque também penei muito com isso.
Bjos

Fabiola disse...

Dani,
Nem posso te ajudar muito pq a minha tb adora a chupeta (aqui em casa é "bubu")... a única coisa q consegui foi que ela só usasse para dormir!! pq antes estava o tempo inteiro com ela... aos poucos vou tentando tirar..
Talvez no caso da Nina ainda seja um pouco complicado pq vem um novo bebê por aí né? Não sei realmente como te ajudar.. :(
Bjinhos!

Renata disse...

Ai Dani, eu não posso te ajudar com a chupeta porque o André nunca usou, mas vou palpitar mesmo assim: será que é a melhor hora pra tirar, com gravidez e tantas mudanças. Acho que vc deveria seguir os conselhos das meninas acima e tentar deixar umas chupetas espalhadas pra ver se ela pega sozinha...
Boa sorte, querida!
beijos, Re

Carol Garcia disse...

Dani...
hummm...
temos o mesmo problema...
o silêncio da madrgada quebrado pelo: petaaaaa....
tive que dar pro pequeno porque ele pegou o dedo com uma força que deus me livre!
uma amiga resolveu da seguinte forma: o filho se apaixonou pelo homem aranha. ela começou todo um trabalho com o pequeno mostrand que o personagem não gostava de chupetas, um dia, ela comprou um daqueles balões de gás hélio do homem aranha e disse que ele ia levar as chupetas embora porque sabia que o pequeno era super corajoso. ela amarrou as chupetas no balão e o filho dela mesmo soltou o balão, que sumiu no céu com as chupetas e tudo. foi mais ou menos uma semana convencendo o pequeno.
depois ela deu um presente, dizendo que foi o homem aranha que tinha ligado pra ela, dizendo que o filho merecia porque ele recebeu todas as chupetas.
resolveu.
tomara que vc consiga
bjocas
carol

Patricia disse...

Putz Dani, sei não...
Em casa Mariana largou a chupeta por conta própria então não sei palpitar. Por outro lado, até hoje acorda às 3 para mamar.
Acho que um dia, entre 2 anos e adolescência, passa!
boa sorte e conta depois se alguma coisa surtiu efeito.
beijos

Marina disse...

Ish menina, não é nada fácil. A minha também amava o "bicú", dava até gosto de ver ela com a chupeta. Acontece que os dentinhos já estavam bem pra frente, de coelhinho mesmo. Então eu comecei a dar a ideia de dar todos as chupetas pra fada. Contei que as fadas colecionam chupuetas e que ela vivem em busca de novos modelos. COmprei um livro de fadas lindo, aqueles livro-brinquedos que vira uma casa de fadas e deixei guardado pro dia que tivesse coragem. Até que um dia ela mesma teve a iniciativa. Colocamos todas as chupetas em uma sacolinha e deixamos na janela para as fadas pegarem. Quando ela percebeu que o saquinho tinha ido embora foi um chororô horrível. Ela gritava na janela "Faaaada, me devolve só o amarelinho que é o mais gostosinho?" Estávamos na casa da minha vó e eu queria dar o presente da fada só no dia seguinte, porque eu sabia que a prova maior seria à noite. Foi um drama tão grande que meu avô começou a chorar, eu, minha mãe... uma loucura. Eu já achava que não valia a pena tanto sofrimento, que era melhor usar um aparelho depois de uns anos e pronto. Quando estava prestes a desistir, dei o livro e ela finalmente parou de chorar. À noite toda hora ela passava a mãozinha pela cama, procurando o "bicú". De tempo em tempo ela voltava na janela certa de que se a fada ouvisse ela, deixaria ela pelo menos dar uma última chupadinha no bicú amarelinho. Só de lembrar meu coração se parte... tadinha. MAs olha, ela NUNCA mais chorou. Foi só esse dia e pronto. O melhor foi que os dentes voltaram pro lugar em praticamente um mês.

É colega... coração de mãe tem que ser forte!

Dione disse...

Xi Dani, como a Nina nunca chupou chupeta não posso te ajudar. Mas posso te dar a triste notícia que acordar de madrugada não é exclusividade dos pequenos que perdem a chupeta durante o sono. Aqui em casa temos semanas terríves, com Nina acordando 3 vezes ou mais. Agora estamos no período de calma.O conselho que posso te dar é acostumá-la com o pai indo acudí-la pra que vc não fique sobregarregada mais pra frente. Eu não fiz isso e a Nina não volta a dormir com o pai, só depois que eu vou lá.
Bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Studio May Ishii

TEMPLATE DESENVOLVIDO POR STUDIO MAY ISHII. POWERED BY BLOGGER. DANI, MARCÃO, NINA E ALICE © 2012.