quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mais um registro

Terça passada acordei com uma idéia: tirar a fralda da Nina, pois, ela já tava dando sinais de que a hora do desfralde tava chegando.
Corri em tudo quanto é blog das "amiga", li, li, li (ai, amores....obrigada por mais essa!), comprei umas 20 calcinhas novas e um troninho para a casa da vovó, coloquei a "Barbinha" (barbie pequenininha, em ninês) sentada na privadinha do lado da dela no banheiro e, pow...começamos a brincadeira da quarta-feira mesmo!
Ela acordou com a fralda sequinha, como vinha fazendo. Coloquei no vaso e ela fez aquele xixi bem grandão. Pensei: vai ser moleza desfraldar a criança!
Sentei ela no meu colo e expliquei que iria prá escola sem fralda. E que, caso, quisesse fazer xixi ou cocô, era só pedir para a Tia Claudia.
Claro que a explicação não foi assim tão seca. Fiz mil e uma gracinhas. Ensaiamos gritar "xixiiiiiii" e até inventei uma história de uma princesa que só fazia xixi na privadinha. Saí de casa convencida que o negócia ia dar certo, de primeira.
But..........
Não foi bem assim.
De quarta até sexta, ela fez xixi na calcinha toda hora. Não pediu nenhuma vez para ir ao banheiro. Na sexta, fez até cocô! E quando eu tentava levá-la até o banheiro, era uma gritaria só. Birra, gente. Birra.
E se sentava na privadinha não fazia nada!
Pensei então: será que tá na hora?
Corri nos blogs de novo, joguei no google e perguntei para uma amiga pediatra. Todos foram unânimas em dizer: começou, não volta atrás.
Respirei fundo e segui.
No final de semana, como saímos muito, acabei desencanando um pouco do desfralde e da minha insistência em conseguir, a todo custo, que ela fizesse xixi no vaso.
Pois é, acho que foi aí é que a história mudou de rumo.
Desde segunda, Nina parece outra pessoa. Foi para o banheiro sozinha, fez tudo na privadinha. Deu sim, umas escapadelas, super normal.
Mas não se recusa mais a sentar na privada e até gosta.
A gente ainda aplaude a pequena a casa acerto, que é prá incentivar a brincadeira.
Agora já vejo uma luz!
Vai dar certo sim. Mas a seu tempo. Se para uns demorou 2 dias para o desfralde, aqui vai demorar um pouquinho mais.
Só não vale ficar mais ansiosa como eu fiquei. Isso acabou atrapalhando deveras o processo...
Então, aqui vai meu conselho: relax turminha! Funciona, viu!
E que fique o registro para a posteridade: Nina agora, anda desfilando por aí de calcinha rosa, dando tchau pro xixi e tudo! Só não avisem a Playboy, porque o pai dela me mata se qualquer proposta indecorosa chegar aqui em casa!

13 comentários:

Lia disse...

é sempre assim, né? A gente se desespera à toa, igual eu com as papinhas da Emília. Como se ela nunca fosse comer, até parece. Também nunca vi adulto fazendo xixi nas calças (só se tiver incontinência, né?). O importante mesmo é respeitar o tempo dos nossos pequenos. Parabéns!

Patricia disse...

Nossa, Dani, que bom que está dando certo! Em casa o pinico serve de banquinho faz tempo. Só de falar para a Mariana sentar sem fralda que já começa o chilique. Ou seja, não tá pronta ainda. Vou esperar mais um pouco e ver se ela dá algum sinal de que está pronta. Vai postando os progressos para eu me inspirar!

Roberta Lippi disse...

Que gostosa a Nina de calcinha...
Olha, Dani, a nossa ansiedade atrapalha mais do que a gente imagina. Eu sou super da turma do "relax" e acho que por isso as coisas acabam dando certo. E, lógico, no lance das fraldas eu fui relax porque não era eu que tinha que lavar as calcinhas sujas, porque talvez isso me irritasse um pouco... rsrsrs...
Com a Luísa também foi super rápido, mas foram uns dois dias de muitos xixis na fralda e alguns outros com um pouquinho até parar de vez. Temos que ver isso como parte do processo, e não como um fracasso.
Beijos em todas.

Mamãe Mari e Pedrinho Facco disse...

Eba! Que notícia boa!
É isso ai mamãe, nada de estresse ou ansiedade. Ao seu tempo tudo se resolve!
E viva a Nina, agora uma mocinha de calcinhas rosa!!!!

beijinhos
Mari e Pedrinho - Mundo do Pedro
http://mariepe.blogspot.com

Paloma, a mãe disse...

Dani, vc toicou no ponto certo. Esta é mais uma das situações em que a nossa ansiedade pode põr tudo a perder, porque elas captam isso. Aqui em casa também só deu certo quando eu relaxei.
E que bom que vcs vêm para Brasília, ótima notícia! Me manda um email (palomavaron@gmail.com0 pra gente se encontrar.
Beijos

Beta, a mãe disse...

Acho que eu vou entrar em pânico quando chegar essa fase da Bia, ela já usou o troninho UMA vez, ainda está cedo e vou me preparar psicologicamente antes de me aventurar nessa fase, vou esperando enquanto ela mostrar que está pronta, primeiro ela precisa aprender a falar e depois a gente começa, boa sorte pra vocês nessa nova fase, e é bom mesmo ela estar desfraldada quando sua barriga ainda está pequena, assim você não sofre tanto. beijos

Kah disse...

Que bom que está tudo funcionando...
Acho que como as meninas aí encima já disseram, o desespero e ansiedade só atrapalham... O jeito é relaxar e rir da própria "desgraça", né? hahaha
Beijão e muito xixi e cocô no troninho para você!

Denise disse...

Tô aqui assim como tu estava, lendo, lendo e relendo...
Vou pegar as dicas e tentar o relax (aiquemedo.
A Elisa vai no vaso, vestida, e pede pra fazer xixi.Eu faço de conta, mas quando ela pega o papel pra se secar eu tenho que achar graça.
Estamos assim, brincando e deixando a coisa acontecer.
Aqui no sul ainda faz mt frio nesta época, como sei que vão ter muitos escapes, vou deixar pra quando estiver mais quente.

Sarah disse...

Que legal Dani! O negócio é mesmo agir como você, com paciência e sem pressão. Para uns demora, para outros é rápido, afinal cada criança é uma criança. Vou guardar suas dicas para quando for desfraldar meu filhote!
beijos!

Fabi disse...

Êêêêêê!!! Parabéns para a Nina!!

E não tem jeito né? A gente tá cansada de saber que a ansiedade atrapalha tudo, que os bebês e as crianças são sensíveis ao nosso estado de espírito, mas a gente acaba sempre comentendo o mesmo erro. Ainda bem que você desencanou rápido e não ficou sofrente por dias.
Bjocas

piscardeolhos disse...

Dani, só vc mesmo consegue ser relax 1. grávida e 2. com a mais velha desfraldando???
Me ensina a ser assim, vá!
PRECISO ser um ser humano melhor, mais calmo e mais centrado.
PRECISO ser um ser humano melhor, mais calmo e mais centrado.
PRECISO ser um ser humano melhor, mais calmo e mais centrado.
beijo!!!!!!!!!!

Tiago Carneiro da Costa disse...

Nossa, como o tempo passa! Já está saindo das fraldas!?!?!? Até imagino quando chegar aí, todos os sobrinhos mais mocinhos e mais mocinhas. Pra gente que está longe dá muita diferença!

Débora Marchini disse...

Dani, nao! Ela eh um baby ainda! Please.... como o tempo voa.... a Nina nao, nao pode ser.... heheh.... vc eh figura hein.
beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Studio May Ishii

TEMPLATE DESENVOLVIDO POR STUDIO MAY ISHII. POWERED BY BLOGGER. DANI, MARCÃO, NINA E ALICE © 2012.