Tô triste. Muito.
Ontem, por descuido meu, Nina caiu da escada do pula-pula e acabou quebrando a clavícula.
E nem adianta ninguém me dizer que a culpa não é minha.
É.
Eu não tava olhando, me distrai conversando com outra pessoa e não vi ela cair. Nem sei como foi, nem consegui explicar para o médico.
Me lembro de ter olhado prá ela uns dois minutos antes. Ela pulava, alegrinha, com a Júlia e o Joel, eu acho. Alguém me chamou. Me virei e tirei os olhos dela. Um segundo depois, só vi a minha pequenininha no chão, chorando de dor.
Pior cena da minha vida.
Peguei ela no colo e comecei a examiná-la para ver onde tinha machucado. Passei a mão na cabeça dela por várias vezes, meu medo era que ela tivesse batido a cabeça. Mas não senti nada (graças a Deus). Depois, vi que tinha se formado um carocinho perto do pescoço, bem em cima do osso da clavícula.
O Má chegou nessa hora. Ficou apavorado. Saímos correndo pro hospital. Pediatra, muito choro (meu e dela), ortopedista, muito choro (meu e dela), raio-x, mais choro e diagnóstico: clavícula quebrada. Colocaram uma faixa em forma de "8" nos ombros dela e receitaram um analgésico.
Três semanas assim.
Passou a noite bem, mas hoje de manhã se queixou de dor.
Sei que vai passar, que ela vai ficar boa e que daqui uns anos vou contar pros filhos dela, que a mãe deles caiu e se quebrou com 1 ano e 10 meses.
Mas hoje, não consigo. Só penso que a história poderia ser diferente. Que eu não deveria ter tirado os olhos dela, que eu, sequer, tinha que ter alugado aquele pula-pula.
E como dói ,ver ela tão pequena sentindo dor.
Tô triste. Muito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
17 comentários:
oI DANI COMPREENDO VC MUITO BEM, POR MAIS QUE DIGAM NÃO TEM CUPA SEMPRE TEMOS, É UM MINUTO DE DESATENÇÃO, UM OLHAR PRA OUTRO LADO, A MINHA TBM CAIU NESA IDADE ASSIM: ESTAVA TOMANDO MAMADEIRA NO SOFÁ E ERA ACOSTUMADA SEMPRE FICAR D EUMA LDO, NESSE DIA MEU MARDIO COLOCOU ELA DE OUTRO LADO, QUANDO ELA FOI DESCER NÃO CONSEGUI POIS AIND ANÃO SABIA, SABE? E CAIU COM A CHUPETA O OLHO FICOU PRETO PRETO POR UMA SEMANA FIQUEI LOUCAAAAAAAAAAAAAAA.EU SOU MUITO ANSIOSA, ME CULPO D ETUDO, COISA DE MÃE.mAS DE UMA COISA TE DIGO LOGO PASSA, MAS POR ENQUANTO CURTA ELA , DÊ CARINHO E ESSA CULPA HÁ DE SE TRANSFORMAR EM CUIDADO, BJS E MELHORAS PRA ELA.
ai, dani, querida.
eu sinto MUITO e te mando um abraço forte e sincero.
sei que é dificílimo, mas tenta não se culpar tanto.
quantas vezes eu também já me descuidei por 1, 2, 3 minutos, acontece!
sei que é difícil, nesse momento, sentir-se livre dessa dor e dessa culpa, mas como vc mesma disse, lááá na frente até risada juntas vcs vão dar.
muitos beijos e força, queridona!
e que essa princesa maravilhosa que é a nina se recupere logo!
ps: momento "unidas pela culpa" : ontem Noah derrubou um montão de maizena nos olhos e eu, em vez de limpar imediatamente, achei engraçadinho e fui pegar a câmera pra tirar foto...quando voltei a maizena já estava mega molhada e grudenta e os olhos dele não abriam...
sei que não tem comparação mas...né?
Ai Dani, que merrrrrrrrrrrrrrrrrrr...
nem adianta falar nada mesmo, mas mãe é isso né? já somos o poço de culpa mesmo quando eles estão bem imagina quando se machucam? Mas o fato é que a gente também não consegue ficar em cima deles 100% do tempo e também tem aquela coisa de achar que eles precisam de um espacinho e a gente só olhando consegue resolver... Sinto muitíssimo, eu ficaria igualzinha, e a gente sofre mesmo, mas tenta aliviar... Olha me aconteceu um episódio bizarro ano passado, meu filho estava com 1 ano e meio e foi na 2 consulta a dentista, na primeira com 1 aninho foi tudo bem, nesta segunda, ele chorou da hora que entrou até a hora que saiu (aos berros) teve que ficar sendo segurado (atado) por mim e pela babá pra dentista poder mexer nos dentes dele... mas pensa, o que tinha pra fazer na boca da pessoa de 1 ano e meio? bom, nada, mas é claro que eu não impedi a louca da dentista e meu filho teve que trocar toda a roupa quando saiu porque tava tão suado e molhado de tanto choro que foi horrível... eu achando que era manha...resumo da ópera ele sofreu um trauma por causa de ter ficado preso e gritando e ficou 3 dias sem andar... sim... 3 dias sem andar, eu me senti a pior mãe do mundo que deixei a louca fazer isso com o meu filho, foi horrível, fomos no neuro, pediatra, tudo tudo tudo, eu só pensava que com uma atitudezinha "louca deixa meu filho em paz que ele tem 1 ano e meio e vou embora" ele estaria bem e perfeito novamente... mas existem coisas que saem do controle, e é claro que se dependesse da gente eles não estariam assim, entào tenta ficar bem pra ela ficar bem, ser mãe é ter culpa, então pense pelo lado positivo: criança se machuca mesmo, fica doente, se quebra e o bom é que se recuperam super rápido... fica bem! beijos
Dani,
Passei pela mesma coisa,o Gui quebrou o braço com 1 ano e 7 meses. O pior momento é o médico...a gritaria e a carinha de "mãe, como é que você está deixando fazerem isso comigo?"
É horrível, mas passa, viu!!!
Dani, mãe sente culpa quando tem ou não razão, mas culpa não nos vale de nada. O que importa é que vc é, sim, uma mãe zelosa e não dá (MESMO!) para olhar para eles o tempo todo. E justamente quando piscamos ou olhamos para o lado é que eles costumam fazer os grandes estragos. Toda criança é assim e, por enquanto, só resta muito carinho a ser dado na pequena e em vc também. Sintam-se abraçadas, viu? Um grande beijo nas duas.
Dani,
Pula pula é o brinquedo favorito do André, as crianças todas adoram e tenho certeza que vc ter alugado o pula pula trouxe muita alegria pra sua Nina. Sei que não adianta falar pra vc não se culpar, mas não sofra demais com isso...as coisas acontecem em um segundo mesmo e mesmo que quisessemos, não conseguiriamos evitar tudo. Fique em paz com vc, querida. Logo logo a pequena estará super bem e doidinha pra voltar ao pula pula.
Beijo grande, um abraço bem apertado e melhoras pra princesa.
Re
ô Dani, que ruim!
Mas olha, descuidar TODAS descuidamos, milhões de vezes, por mais zelosas que tentemos ser (porque é humanamente impossível "não tirar o olho do filho", como a gente ouve tanto por aí...) Na maioria das vezes não acontece nada, mas existe o fator azar, e calha que numa dessas um acidente pode acontecer...
Momento "unidas pela culpa" 2 (adorei!): perdemos Alice no zoológico de Berlim. Ela estava ali e no segundo seguinte não estava mais - se confundiu e saiu andando atrás de um casal pensando que fossemos nós. Consegui encontrá-la rapidinho (acho que em menos de 1 minuto) mas foi sorte, pq se eu tivesse virado à esquerda e não à direita, ela teria ido longe e aí a coisa ia ser bem bem BEM feia. Dá pra imaginar, perder uma criança de 2 anos no ZOOLÓGICO DE BERLIM??? Céus. Vamos lá, autochicotadas no nosso lombo cansado de mãe em 3, 2, 1, já!
Beijo querida, fique bem, vcs duas!
Oh, Dani, entendo a sua tristeza, mas lembre que que criança tem um poder de recuperação incrível e que logo ela vai esquecer esta história.
Todas nós, mães, somos passíveis destas distrações, isso é humano.
E tire fotos, porque depois vcs vão é dar risada das estripulias da pequena.
Beijo, com carinho.
Aaaai Dani!! Rasgou meu coração também!!
MAs acho que é assim mesmo, né? A gente não pode estar lá sempre, e acidentes acontecem.
Se te serve de consolo, semana passada foi a vez do pai cortar os dedos de Emília. Dois. Ela não chorou, mas o sangue se espalhava por todo lugar, ela toda serlepe mexendo os dedinhos, e sangue na boca, sangue na testa, sangue em toda a fralda de ombro.
Aí a lesa aqui resolveu fazer um curativo. Nos dedos. De um bebê de quatro meses que passa o dia com a mão na boca. Óbvio que ela engoliu o curativo, algodão com micropore. E viva o refluxo que fez o troço sair junto com o golfo de sempre!
E eu pensando que podia ter matado minha filha de asfixia.
Dani,
Não se culpe... todas nós temos históricos pra contar de quedas e machucados pq descuidamos segundos! eles são muito rápidos.. e somos humanas!!! A minha caiu do sofá... a sorte que caiu de bunda e a fralda amorteceu a queda... mas passei maus bocados me culpando... hj ela está toda serelepe como sempre e continua subindo no sofá... para eles tudo é aventura.. nós que temos que aprender a acalmar nossos corações!
Bjinhos e melhoras pra princesa!
Ai Dani, que droga! Mas já já ela melhora e tudo fica bem de novo. Nas duas vezes que Mariana caiu da cama estava comigo. Segundos de distração e pimba, criança chorando. Até prefiro que tenha sido comigo, acho que se fosse com outra pessoa o drama seria pior porque além de triste eu ia ficar brava com alguém.
Mas o importante é que não é nada grave. E isso não tem preço.
Fica bem e daqui a pouco já passou.
beijos querida!!!
Já que vc pediu para não dizer que a culpa não é sua, vou pular essa parte e vou direto para aquela em que a gente repete que criança cai mesmo e às vezes se machuca para valer, mas garanto que a curtição dela pulando no brinquedo por tantas vezes antes e tantas vezes que se repetirão depois, é o que faz esses nossos vacilos não serem tão importantes. Ela via ficar bem e quando for mais velha, vai achar o máximo saber que era tão cheia de estripolias que chegou a quebrar a clavicula. Cada machucado é uma história
Ohhhh Dani... Sei que vc tá sofrendo horrores... Mas olha, tá no sangue dela ser arteira (ou melhor, delas... A Helena tb...)
Vc não deve se culpar... Juro que não conheço mãe mais atenciosa e zelosa que vc! Tenho a maior admiração!!! E se desligar por alguns segundos é humano! Até pq, somos normais... (mesmo que meio neuróticas... hehehe) Já pensou em ser daquelas mães que levam o filho debaixo da saia 24 horas??? Nem é bom pra eles... E muitas vezes eles caem até debaixo dos nossos olhos, parece mágica!!! É meio doido!!!
Não fica se culpando não... Aproveita e mima bastante ela nesses dias... (Como se vc já não fizesse isso sempre, né?)
Fiquem com Deus!!! Beijocas na nossa sobrinha caçulinha e arteirinha...
Ai queridona!
que chato isso... e realmente frustante quando a gente se da conta que não temos super poderes, e algumas vezes não podemos evitar as histórias que não queremos contar.
Ela vai se recuperar logo, logo!
Fica bem, você tambem!
Beijos
Oi, querida, todo mundo aqui ja falou o que eu gostaria de falar. Acho que todas compreendemos seu sentimento, mas tambem temos a obrigacao de lembrar que essas coisas acontecem - e o pior eh que certamente esta nao sera a primeira e ultima vez que a Nina vai se machucar, nao eh mesmo?
Espero que nesse sentido o blog esteja sendo bacana pra te acalmar e te dar uma forca, afinal essa mulherada eh boa pra levantar um pouco o astral da gente, ne? Eu tambem ja engessei a minha pitoquinha e foi uma dor no coracao. Mas ela tambem ja caiu do carrinho aos 5 meses, e depois da cama umas duas outras vezes...
Criancas quebram facilmente a clavicula. E saram rapidamente tambem, na mesma velocidade.
Fique calma ai, viu?
Todo meu carinho pra voces.
Beijos, Ro
Oi Dani! Ai, me doeu o coração ler esse post! Imagino como vc deve ter se sentido horrível...não há nada que alguém possa nos dizer, nos sentimos as piores, né? Momento "unidas pela culpa" 3: eu sempre encho o saco do maridão e de todos ao redor para cuidarem "n" coisas para que a Ísis não se machuque e tal...mas tirando uma vez que o maridão dexou ela cair do berço, todas as outras vezes em que a Ísis caiu, bateu a cabeça, trancou o dedo na gaveta e até - ó céus - teve a pele da perninha, aquelas dobrinhas, presas no sinto de segurança da cadeirinha, ela estava COMIGO!!! Triste isso, né? Mas só prova que somos humanas e falhamos, mesmo quando não queremos! Muitos beijos para vc e melhoras para a Nina! OBS: eu quebrei a clavícula quando era bebê, no nascimento, que foi a fórceps, coitada da minha mãe, e estou super bem...espero ter ajudado!
Dani, só vi agora! Espero que a Nina esteja melhor! E que você tenha percebido que não foi sua culpa. Por mais que a gente deseje, não somos super mães. Em algum momento eles vão ser mais rápidos que nós. A minha Nina quase sufocou com um imã de geladeira. E não tinha nem 1 ano. Até hoje me pergunto como ela pegou o imã sem eu ver (tava no meu colo).
E como já disseram por aqui, logo logo vcs vão pode rir dessa estripulia!
Beijos para as duas!
Postar um comentário