quarta-feira, 31 de março de 2010

A turma da escola

Cresci vendo minha mãe ser educadora. Lembro, até hoje, de quando a acompanhávamos até as fazendas onde ela lecionava. A paciência dela, o carinho com todas crianças, independente de serem elas filhos do patrão ou do cortador de cana, da alegria que tinha ao vê-los aprender a ler e escrever.
Também cresci vendo minha mãe desenvolver projetos educacionais para facilitar a vida da criançada. Uma vez, ela pegou um ovo, colocou em um incubadora (uma caixa, com luz e bem quentinha) só para as crianças acompanharem o nascimento do pintinho. Depois, eles viram esse pintinho crescer e virar galinha. Enquanto isso, aprendiam ciências, matemática, português - tudo assim, baseado no tal pintinho.
Ela era adorada pelos alunos e pelas mães deles. Até hoje, mais de 10 anos depois de se aposentar, recebe mimos de ex-alunos e telefonemas emocionados daqueles que estão se formando e fazem questão de que a sua primeira professora esteja lá, para testemunhar essa vitória.
Muitos deles ainda a chamam de "tia", mesmo já tendo filhos nos braços ou estando de casamento marcado. E ela se enche de orgulho ao perceber que tornou-se inesquecível na vida de certas pessoas.
Escrevi tudo isso, porque tenho percebido a alegria que a Nina tem quando vai prá escola.
Outro dia, meu carro quebrou em frente da escolinha e eu tive que ficar por lá, esperando o conserto. Enquanto esperarava, fiquei de longe observando seu comportamento.
Ela brinca, corre, sobe no escorregador, faz castelos na areia. Também pinta o coelho, faz esculturas sem sentido e abraça os coleguinhas. Morde um ou outro. E leva puxões de cabelo também. E toma suco e danone.
E volta prá casa com um sorriso enorme, que deixa a mamãe aqui toda emocionada, tanto quanto as mães dos alunos da minha mãe.
Assim, prá você não se esquecer, filha, segue aqui, um registro da sua primeira turma da escola. Das tias Nádia e Cláudia e dos seus amigos Miguel, Joel, Júlia, Tiago e Mariana.
Quem sabe um dia, filha, a gente ainda não vai convidá-los para sua formatura, né?!


Miguel, Joel, Tia Nádia, Júlia, Tiago, Nina, Tia Cláudia e Mariana

8 comentários:

Cris disse...

Dani que lindo! Adorei ver a turminha deles! E para variar...o Miguel está chorando!

Beijos

Patricia disse...

E se eu te falar que chorei de ver a Nina nessa foto? É lindo vê-las crescendo assim, felizes! Mariana vai em agosto (em janeiro acabei não tendo coragem). Só de ver essa foto já me encorajei novamente.
beijos e parabéns por ser uma grande mãe.
E deixa eu secar minhas lágrimas. Tia virtual gosta igual!

Anônimo disse...

Ai, ela de uniforme, modeusi.
E foi tudo mentira isso de que seu carro "quebrou" na frente da escola, né? Cê tava era lá bisbilhotando a escola, confessa?
No mais, um beijo na vó da Nina, que deve ser uma fofa também.
beijos

Jacke Gense disse...

Educador... eu sou apaixonada e respeitos todos... acho que é uma da profissões mais maravilhosas que tem.. eu respeito demais.. pena que é tão pouco valorizada... uma pena!

.:Áli:. disse...

que amor, Dani!
sempre passo aqui na corrida, mas com esse post TIVE que comentar...também acho super importante registrarmos esses momentos para o futuro....
e a Nina está linda!
bjs, e FELIZ PÁSCOA!!!

Renata disse...

Que linda de uniforme! Adorei!
Me deu vontade de tirar uma do André com a turminha dele tb.
beijos e boa páscoa pra vcs!

Poesia do Bem disse...

olá vim conhecer seu blog, adorei, vi que é mãe coruja como eu, venha me conhecer, abraços e tô te seguindo

Paloma Varón disse...

Oi, Dani, também já tinha entrado aqui, a Nina é uma fofa! Vou te linkar também.
E escola é tudo de bom. Dá gosto vê-los felizes lá, né?
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Studio May Ishii

TEMPLATE DESENVOLVIDO POR STUDIO MAY ISHII. POWERED BY BLOGGER. DANI, MARCÃO, NINA E ALICE © 2012.