segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Comer, comer...

Nina decidiu que não quer mais almoçar, nem jantar.
É.
Ela, que já não era muito chegada em papinha salgada, agora se recusa a comer.
Já tentei de tudo: dei sopinha líquida, pastosa, arroz com feijão, polentinha, macarrão, peixe, frango... e nada.
Virei de ponta cabeça, dancei "créu", subi no telhado e a menina não abre a boca de jeito nenhum.
Quando abre, segura a comida na boca e depois coloca a língua prá fora, deixando cair tudo o que eu achava que ela tinha comido.
Ontem, na hora do almoço, depois de quase uma hora tentando dar papá prá ela, não aguentei. Chorei igual doida. Desespero total. Medo de que o desenvolvimento dela fique comprometido pela falta de comida. Certeza de que eu não estou sendo boa o suficiente para convencê-la a comer e que minhas papinhas devem ser mesmo horrorosas. Meu Deus!
O pai, vendo meu estado, até que tenta ajudar. Disse que ele também era magrinho igual a Nina e que também dava baile na mãe dele prá comer. Está a procura de algum colega pediatra especialista em nutrição (existe?....).
Será que essa é só mais uma daquelas bad fases da criança?
Alguém também já passou por isso?
Tem cura (prá Nina....não prá mãe dela, já que esta é doida de nascença)?
Estou aceitando conselhos, receitas, rezas, milagres!
Alguém se candidata?
Beijos!
Dani

11 comentários:

Avassaladora disse...

Dani,
Não se preocupe tanto, meu irmão não comia NADA até os 07 anos... Só algumas mamadeiras de leite com nescau e um bobagem ou outra... Era uma luta pra comer, tomou muito biotônico e remédio pra abrir o apetite. Hoje ele tem 25 anos é um moço lindão, grandão e não teve nenhum comprometimento.
Fique tranquila na medida do possível!!!

Denise disse...

Putz amiga, eu não passei por isso ainda e acha que não vou passar. A Elisa come até demais, come até pedra literalmente, dia desses tive que tirar pedrinhas da boca dela pq já ia mandando pra dentro.
Na escola come o lanche que os amigos recusam.
Ainda não tô preocupada pq tá dentro do peso mas, já andei pensando até em faser uma dietinha. Será que pode com essa idade? Que pecado?

Karina disse...

Sei muito bem o que é isso. Vou te contar minha ó que acontece comigo, mas por favor não se assuste.
A minha menina, de 1 ano e sete meses, ainda tem um agravante,quando ela tinha uns 4meses eu comecei a achá-la muito branquinha, fui ao pediatra e pedi um hemograma e ...batata! Ela estava com anemia profunda (a ponto de fazer transfusão), fiz alguns tratamentos e hoje ela esta melhor, mas, também não come nada, as vezes, deixo ela comer sozinha, dou comida na frente da tv, dou brinquedinhos, faço festinha, tudo que todos os pediatras condenam, mas a hematologista disse que ela tem que comer pelo menos 30 gr de carne por refeição entre outras coisas e para comer um pedacinho é uma novela, sei que faço um monte de coisas erradas, mas a preocupação com ela é muito maior.
Mas o meu caso é especial, se a sua pequena é saudável, deixe-a a vontade,eu sei que não é fácil. Já tentou deixar ela comer sozinha, eles adoram! Relaxxe e boa sorte!

Thaís Rosa disse...

flor, tem uma amiga minha que tá na mesma com a filhota. mas ela come frutinhas, sucos e leite... como tá a nina, nem isso??
acho que não é motivo pra crise, não... (apesar que certeza que eu estaria igual você!!! a comida aqui em casa também é o ponto fraco do Caio...)
mas força aí, pensa no mantra: vai passar, vai passar...
beijoca
tha
(vamos pensar no encontrinho pro ano que vem, eu topo!!)

Renata disse...

Ai Dani, eu não passou por isso não, mas posso imaginar sua agonia. O André ficou umas duas semaninhas sem comer por causa de uma gripe e eu fiz todos os malabarismos possíveis...imagino quando é constante.
Como a Thais disse, acho que vc deveria tentar encontrar umas coisas que ela goste: frutas, sucos...Já tentou comidinhas com carinhas? macarrãozinho de bichinhos?
Sei lá, to chutando, mas acho que todas as tentativas são válidas, né? Só não pode se desesperar pq o comprometimento tá muuuuuuuuito longe, né?? Mãe que exagera!
O que o pediatra disse? Minha amiga dá um suplemento alimentar pro filho dela que não come nada! Conversa com ele pra vc ficar mais tranquila.
Nossa, me empolguei!
beijinhos e boa sorte.
*ah, e antes que eu me esqueça: vem siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim pra SP, vai! Queria taaaaaaaaanto! Me avise que combinamos alguma coisa muito legal para os pequenos brincarem e a gente fofocar!

.:Áli:. disse...

Dani, converse com o pediatra dela sobre o "pediasure", um complemento que é tudo o que elas precisam nessa época, já que têm muitas coisas para fazer além de comer (rs). É bem fácil de encontrar, tem em qq farmácia, e é tipo um leite. bjsssss

Mari disse...

ai, solidarizo, viu menina? também passo esse perrengue com a Alice.
sou fã desse pediasure aí de cima... é um leite reforçado, beeeem calórico. Por causa dele Alice andou ganhando peso e até umas bochechas discretas. e é gostosinho, ela toma na boa. pergunta sobre isso pro médico dela!
boa sorte e aquela paciência zen budista pra vc!
bjs

Laura disse...

Dani,
Não se preocupe tanto, criança não morre de fome. O Dudu passou por fases assim também, de não comer nada. Perto de fazer 1 ano não comia porque os dentes incomodavam bastante e até hoje quando vem uma gripe por aí ele parade comer completamente. Só aceitaiogurte, danoninho e leite.
Todas as vezes que o Eduardo ficava sem comer eu dava mamadeira batida com fruta algum tempo depois do horário do almoço para que ele não associasse uma coisa com a outra. Vai com calma. Você te que saber se ela está dentro da curva de desenvolvimento e peso consideradas normais para a idade dela. Se estiver talvez nem precise de complemento alimentar.
Miha irmã NUNCA comeu arroz e feijão, NUNCA comeu bem, detesta almoçar até hoje e nunca teve anemia. Vai entender.
Brijos e relaxa. Ela não pode perceber sua tensão senão começa a jogar com isso. Eles manipulam mesmo.

Aracéli e Paulo Carneiro disse...

Ah , num esquenta não Dani, olha as fotos minhas e do Marcos quando eramos pequenos... e olha agora dois o nosso tamanho e o tamanho da pança hehehe

Débora Marchini disse...

Dani!! Ai que sufoco!! Acho que eu ficaria doidinha tbm.... hehehe! Mas deixa eu perguntar uma coisa, ela ainda come papinha?? Nao ta na hora dela comer comida de verdade?? Sera que nao eh isso? Ta na hora dela mastigar mesmo, comer carne em pedacinhos, as vezes a crianca cansa de comer papa e sente falta de mais estimulo... Outra coisa, senta todo mundo na mesa com ela, comam vcs tres juntos, coloca a cadeirinha dela, mostra o papi comendo tudo, a mamae tambem, coloca uns pratinhos divertidos, chama o ursinho pra comer tambem na mesa, faz montanhinha de arroz com feijaozinho parecendo pedrinha e uma arvorezinha de brocoli!! :-) Tem que fazer a situacao toda ser atrativa, nao so o fato de comer. Pra ela eh muito mais legal ficar brincando do que parar pra comer! Entao se a hora da comida for super legal, ela pode se animar! Separa uns brinquedos que vc so da pra ela na hora da comida, compra algo que ela ame. E outra, nao de o leite se ela nao comer.... deixe ela com fome e ofereca so comida se ela quiser. Nos primeiros dias ela chora, mas depois aprende que eh melhor comer o papá!!
Bom, e se nada funcionar mesmo.... dá pipoca!! batata frita, sorvete, chocolate, so pra ela nao ficar de estomago vazio!!!! Nao vai ter vitamina, mas pelo menos tem energia!!!!!!! hehehe!!!!
Boa sorte!!!!
beijo enormeee!
Deby

Dione disse...

Xi, será mal de Nina? Ando numa luta danada aqui tb. Agora então, com horário de verão e o calorão que tá fazendo aqui... O pediatra da Nina deu as orientações básicas, trocar alimento, consistência, etc. Tb disse para caprichar nos sucos, frutas (isso a Nina come super bem). E observar o q ela come na semana. Se vc avaliar que na semana ela se alimetou bem, tá valendo. Mas a sensação que a gente não tá fazendo direito. ah, isso ninguém explica como se livrar.
bjos e boa sorte!
Dione.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Studio May Ishii

TEMPLATE DESENVOLVIDO POR STUDIO MAY ISHII. POWERED BY BLOGGER. DANI, MARCÃO, NINA E ALICE © 2012.