terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Passarinho

Depois de uma fase de super comilança, onde ela se fartou de arroz com feijão, brócolis e até leitoa assada, Nina entrou na velha onda de fechar a boca again.
Começou lá na viagem. Foi chegar no hotel prá ela recusar comida salgada. Tudo bem, estávamos de férias, na Bahia, praia, mar, sol, azeite de dendê, acarajé, camarão...enfim, me conformei com sua falta de apetite para o "papá". Aliás, era comum ouvir de outras mães essa mesma queixa. Ficava observando as outras crianças e elas agiam da mesma maneira: não prá comidinha delícia preparada pela mãezinha e sim prá batata frita com arroz e macarrão (juro...vi um japonezinho comendo isso e a mãe dela com a maior cara de desesperada do lado!).
Lá pelo terceiro dia de férias ela descobriu o peixe grelhado e foi a salvação da pátria! Comia 3 filés no almoço com arroz branco e uvas de sobremesa. E só. Mais nada de diferente. Só uma banana aqui e um iogurte lá.
Daí voltamos prá casa e a "boca fechada", que era prá ter sido abandonada no mar, veio com a gente.
Prá piorar, um dentão resolveu nascer e uma gripinha se instalou na pequena.
Resultado: novo desespero meu e choro inconsolável na cozinha de casa, depois de ter feito 4 ou 5 pratos diferentes, ter tentado por mais de 2 horas dar comida, ter molhado a pia inteira deixando ela brincar com a torneira e ter estragado uma meia dúzia de batons meus para ela comer.
Ontem relatei tudo isso ao pediatra e pedi ajuda, que veio em forma de um conhecido estimulante de apetite chamado "cobavital".
Dei 1ml antes do jantar e ela comeu tudo, abrindo a boquinha com vontade.
Fiquei alegrona!
Mas essa felicidade, em poucas horas, se transformou em pânico.
Mais ou menos 2 horas depois de ter tomado o tal estimulante, Nina começou apresentar sinais de irritação. Não queria brincar de nada. Tentei boneca, bola, casinha. Nada. Ficava deitada no chão fazendo birra. Se eu pegava ela no colo, logo tentava me bater e gritava não, não, não, sem parar.
Depois da irritação, ficou super sonolenta. Parecia que estava "dopada". Às nove da noite, depois de ter dormido por quase 4 horas à tarde, caiu no sono e só acordou hoje.
Não gostei nada da reação que Nina teve com esse remédio (li na bula que é normal isso...mas sei lá...prá mim não é não!)
Joguei o remédio fora e prometi nunca mais dar.
De que adianta comer feito doida e ficar desse jeito?
Prefiro que ela coma feito passarinho e fique alegre, sorridente, brincalhona e ativa como sempre!
Eu heim!!!!

4 comentários:

Juliana disse...

Oi Dani,
Sempre dou uma passadinha no seu blog, mas nunca tenha comentado. Dessa vez resolvi deixar meu palpite.
Eu sei bem o que é menina fastiosa, porque a minha tem dois anos,é super fastiosa e é bem magrelinha. Odeia comidas diferentes e só come a comida da minha casa, literalmente. Quando viaja é um horror! Tenho que ir pra Baby Copa preparar o almoço e jantar dela.
Mas, não dou estimulante de apetite pra ela, pois acho anti-natural. O pediatra dela é contra estimulantes. Ela é super saudável, quase não adoece! Cresce bem e o pouco que come são comidas saudáveis. Então, deixo a natureza dela agir. Procuro fazer comidinhas atrativas, mas não dou remédios. Não vale a pena mudar o metabolismo de nossas filhas, só por algumas colheradas a mais. Gordura não significa saúde, pelo contrário! Desculpe o tamanho do recado! E sua filha é muito linda!
www.isabelzinha.com.br

Patricia disse...

Dani,
Mariana também não é a maior comilona do pedaço. Tenho apelado para as sopas, porque mesmo que ela coma algumas poucas colheradas, pelo menos sei que ingeriu vitaminas e proteínas. Quando tentamos dar comida (arroz, feijão, carne...) ela demora tanto para mastigar que acaba enjoando. Acho que quando todos os dentes nascerem tudo ficará mais fácil.
Boa sorte!
bjssss

Fabiola disse...

Oi Dani,
Acho que toda criança qd sai da rotina dela dá uma mudada... é normal...
E com relação a comer mais ou comer menos, acho que depende do dia, né?? Já notei às vezes a minha pequena inventa uma moda, mas depois volta ao normal.. o importante é não se preocupar muito... fazer o que for possível, né?
Bjinhos!

Débora Marchini disse...

Isso ai Dani... joga fora mesmo! Vc sabe que eu tb era super ruim pra comer (acredite se quiser), ai minha mae me levou no pediatra que deu um estimulante desses... aff! Num parei de comer ate hoje... queria ter continuado passarinha!!!! hahahaha! Fica tranquila, ela ta ai fofinha, cheia de saude... vai lutando, que qdo ela crescer ela vai agradecer por ter crescido comendo pouco! haha!!
Beijocas!
E bota ela pra comer na mesa com vcs, da o modelo, que devagar ela engrena... :-)
Tia Deh

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Studio May Ishii

TEMPLATE DESENVOLVIDO POR STUDIO MAY ISHII. POWERED BY BLOGGER. DANI, MARCÃO, NINA E ALICE © 2012.